Nosso Alambique

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade sua vegetação possui características predominantes, como árvores de troncos grossos e tortuosos, além de gramíneas e arbustos.

BIODIVERSIDADE DO CERRADO
Um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 22% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km² nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e porções do estado de São Paulo. Ainda há porções de cerrado em outros estados da federação ou em áreas disjuntas dentro de outros biomas (Floresta Amazônica). É a segunda maior formação vegetal do país, após a Floresta Amazônica, concentrando-se principalmente no Planalto Central Brasileiro. O Cerrado é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo e estima-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves. Acredita-se que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas e 50% das abelhas sejam endêmicas. Ao lado da Mata Atlântica, é considerado um dos hotspots mundiais, ou seja, um dos biomas mais ricos e ameaçados do mundo.

Nosso alambique fica situado na Fazenda Ólhos D’água, distrito de contendas, na importante cidade de Patos de Minas – MG, região carregada de histórias, riquezas naturais e uma cultura mineira tradicional. “Terra do Milho”, que abriga também outras potencialidades com grande bacia leiteira, cultivo de outros grãos como soja, feijão e café. Também é o berço de tradicionais alambiques da famosa cachaça mineira, que produzem bebidas destiladas de alta qualidade. A Destilaria Tomaz faz parte desta tradição com muito orgulho e integrada hoje a Associação dos Produtores de Cachaça do Cerrado Mineiro, com sede em Araxá – MG.